Informações da versão em português da ópera Marie e Robert

Durante muitos fins de semana, Fernanda Godo e Hanspeter Reimann trabalharam na versão em Português da obra. Não foi uma tarefa fácil transformar a ópera Marie e Robert, que Hanspeter Reimann compos com base no texto suíço-alemão de Paul Haller, em uma versão em português. Às vezes o compositor Hanspeter Reimann levava Fernande Godo, a libretista, quase ao desespero. Em cada caso ele lhe pedia para preencher as melodias existentes com as melhores vogais para os cantores, mas as palavras e frases em português ainda deviam corresponder exatamente ao significado do texto original. Uma tarefa hercúlea que Fernanda dominou com muita bravura. Estamos muito orgulhosos do resultado e ansiosos para poder apresentar a ópera ao vivo em breve. Será uma noite de ópera com muita emoção, tanto na música, no canto e em uma estória intensa, de partir o coração.

Uma visão da oficina de ópera.

DemoVideos Hinweis.png

Fernanda Godo e Hanspeter Reimann trabalham na versão em português do terceto do terceiro ato ​da ópera Marie e Robert.

Características dos personagens da ópera Marie e Robert

Marie (soprano): Boa e gentil. Ela gostaria de ser forte, mas desiste rapidamente. Ela ama Robert, mas não espera por ele, casando-se com Theophil, um homem "com mais posses". No final, ela se entrega e morre.

 

Robert (tenor): Trabalhador de fábrica. Ele é um lutador, com forte senso de justiça e integridade. É bastante realista, sempre com os dois pés no chão. Ele não suporta mais as condições precárias de trabalho na fábrica e toma parte ativa na greve geral. Mas também é um romântico e nunca deixou de amar Marie.

 

Sra. Schödler (mezzo-soprano): Mãe de Robert. Ela é extremamente religiosa e tem a vida marcada pela pobreza. Está sempre reclamando e orando, mas ao mesmo tempo admira aqueles que a exploram. Ela morre de velhice, desiludida e triste.

 

Theophil (barítono): Marido de Marie. Ele é "rude e agressivo". Um aproveitador e conservador, que bate em seus filhos e delira sobre dias passados, onde os ladrões ainda eram sacrificados na forca. Ele não tem compaixão por sua esposa e tem muita inveja de Robert. Em uma discussão com o mesmo, ele quebra seu pescoço e morre.

A estória de Marie e Robert:

Na vila industrial de Aargau na Suíça a agitação social está palpável quando Theophil quer expulsar o trabalhador Robert Schödler e sua mãe de sua casa, cancelando empréstimo que concedeu a seu falecido pai anos atrás.

Marie, doze anos antes, escolheu o rico barão Theophil ao invés de esperar seu amor de infância Robert, que ela ainda ama e secretamente, em certo momento lhe dá a quantia necessária para o empréstimo.

Quando seu marido descobre, segue-se um confronto com Robert no decorrer do qual Theophil cai sobre um arado e quebra seu pescoço.

Marie, cega de amor, salva Robert, o assassino de seu marido, cometendo perjúrio no tribunal. Robert não é condenado e fica livre. Mas Marie e Robert não conseguem ficar juntos novamente.

Videos no YouTube: 

Notação musical sonora

(gerado por computador)

Partituras sonoras dos três atos da ópera Marie e Robert agora disponíveis para assistir no YouTube. As partituras dão uma visão da estrutura musical da ópera e também são adequadas para ensaiar os papéis.

Playlist no YouTube Atos 1 a 3 da ópera Marie e Robert

Titelblatt Marie und Robert Vocal _ Piano em Portugues.png
Titelblatt Librett in Portugues.png

Informações sobre o conteúdo histórico desta ópera.

Audios: